O Neurologista

O Neurologista (por alguns também chamado de Neuroclínico) é um médico com formação para a atuação especializada nas doenças associadas ao Sistema Nervoso Central e Periférico. A residência médica em Neurologia Clínica ,hoje, consiste em treinamento em Clínica Médica e Neurologia, com duração total de 3 anos, podendo se prolongar para profissionais que optam por subespecialização ou pós-graduação.

Alguns Neurologistas através de treinamentos específicos atuam ainda em Neurofisiologia Clínica, que engloba os exames neurofisiológicos, como Eletroencefalograma, Eletroneuromiografia, Polissonografia e Potenciais Evocados, exames complexos, com necessidade de treinamento específico para a adequada realização. Isso acaba por tornar a formação do Neurologista Clínico extremamente complexa e prolongada.

Esta é uma das áreas com maior avanço do conhecimento médico. A década do cérebro, nos anos 90, revolucionou o conhecimento, que segue em intensa transformação com novos métodos diagnósticos e terapêuticos.

Segue aqui alguns exemplos de patologias da área de atuação do Neurologista:
Acidentes Vasculares Cerebrais.
Transtornos de Memória e Neurocomportamentais, como Alzheimer, outras Síndromes Demenciais e Transtornos Cognitivos secundários.
Transtornos de Movimento, como Doença de Parkinson, Tremores, Distonias.
Epilepsias
Cefaléias
Distúrbios de equilíbrio e marcha
Patologias Neurogenéticas
Neuropatias Periféricas, como Polineuropatias, Mononeuropatias Múltiplas...
Patologias da Junção Neuromuscular, como Miastenia Gravis.
Miopatias
Doenças Neuroimunológicas, com Esclerose Múltipla e outras doenças desmielinizantes.
Neuroinfecções

Algumas destas patologias apresentam diagnósticos difíceis, que dependem de avaliação minuciosa e extremamente especializada, o que valoriza muito o Neurologista Clínico que se subespecializa e busca a atualização em sua rotina.