Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), por alguns conhecidos como Acidente Vascular Encefálico ou “Derrame”, engloba a sintomatologia decorrente de patologias vasculares cerebrais, por obstruções ao fluxo sanguíneo, arterial ou venoso, ou por sangramentos intracranianos, por aneurismas, mal formações vasculares, ou outras causas mais específicas.

É uma patologia extremamente freqüente, com estimativas de que cerca de 1 em cada 6 pessoas sofrerá pelo menos 1 AVC ao longo da vida.

O sintomas mais freqüentes são a perda de força e/ou sensibilidade repentinas, mas também podem ocorrer alterações na fala, equilíbrio, coordenação, face e visão, também usualmente súbitos.

Atualmente é uma patologia com tratamento específico. O diagnóstico precoce, hoje, é essencial para o correto manejo. 

Já é possível “dissolver” alguns trombos (coágulos) responsáveis pela obstrução de artérias através de medicação específica nas primeiras horas após o início do sintoma, o que vem revolucionando o tratamento desta patologia. É um procedimento realizado por neurologistas, em centros especializados, com bons resultados na evolução dos pacientes.

Mesmo para as hemorragias (sangramentos) cerebrais há medidas efetivas para evitar complicações e a avaliação especializada muitas vezes se torna o diferencial na evolução do paciente.

Além disso, é ESSENCIAL a investigação adequada da causa do AVC, o que permite, com o diagnóstico específico, realizar as medidas adequadas para a prevenção de outros AVCs, que podem acontecer com elevada freqüência.

Além do tratamento e investigação, o Neurologista pode fornecer as principais informações para a reabilitação do paciente e os cuidados com os pacientes com seqüelas graves.