Eletroneuromiografia

  A Eletroneuromiografia é um exame que avalia o sistema nervoso periférico, podendo evidenciar a função dos neurônios do corno anterior da medula espinhal, passando pelas raízes nervosas, os nervos, em suas porções sensitiva e motora, a junção neuromuscular e os músculos. Patologias nestas estruturas, como alterações causadas por compressões ou processos inflamatórios podem ser evidenciadas por este exame.

    O exame utliza de eletrodos colocados sobre a pele que captam as respostas dos nervos e músculos aos estímulos realizados. Os estímulos (pequenos "choques") são efetuados em locais específicos, que estimulam os nervos para que sua função e integridade possa ser avaliada. Na grande maioria dos casos são utilizados estímulos muito leves, o causa um desconforto mínimo.
      A parte final do exame consiste no "exame de agulha", quando são avaliados os músculos por meio da ponta de uma fina agulha, que avalia as unidades motoras, o que pode mostrar se o músculo tem alguma doença específica (uma miopatia), ou se está em processo de desnervação, isto é, se por causa de uma patologia de um nervo, o músculo não está conseguindo executar sua função.
    Além disso podem ser realizadas técnicas especiais, com a estimulação repetitiva, que avalia a junção neuromuscular, essencial para o diagnóstico de patologias como a Miastenia Gravis.